Todas as leituras de janeiro 2025
- Hellen Rosa
- 8 de fev.
- 4 min de leitura
Atualizado: 9 de fev.

2025 começou em grande estilo e consideráveis leituras foram feitas em janeiro. Com o total de seis livros concluídos e um abandonado (explicado abaixo), janeiro deixou para trás obras maravilhosas e uma experiência inesquecível.
DOM CASMURRO
⭐⭐⭐⭐⭐❤️
Sendo a primeira leitura de janeiro e minha primeira experiência com as obras de Machado de Assis, Dom Casmurro me transportou para um mundo onde o ciúme, a dissimulação e a fragilidade das relações humanas constroem um enredo cativante e enriquecido. Aqui existe muito mais que a emblemática questão "Capitu traiu ou não traiu o Bentinho?" A grande reflexão que o livro levanta é, na verdade, se podemos ou não confiar nas pessoas. Em situações em que a verdade está além do nosso alcance e só nos resta confiar ou não na palavra de alguém, como considerar?
O FANTASMA DA ÓPERA
⭐⭐⭐⭐⭐❤️
Talvez eu não estivesse preparada para embarcar nesse romance gótico, porque sinto que até agora não consegui superar. O Fantasma da Ópera narra uma história triste, grandiosa, solitária e melancólica. Através de um triângulo amoroso, somos levados ao interior da Ópera de Paris, num cenário completamente luxuoso e aterrorizante, onde até as paredes guardam segredos. E entre todos os personagens, é o Fantasma da Ópera (Erik) que segura o coração do leitor na mão e faz dele o que bem quer. A trama é capaz de nos fazer sentir medo, temendo pela segurança dos personagens, nos encantar com a atmosfera artística da Ópera e nos arrebatar com o profundo sofrimento do personagem que, ao mesmo tempo, nos desperta amor e ódio. É a absoluta solidão do Erik que ainda permanece cravada em minha memória, reverberando uma tristeza profunda e sofrida, como o rugir de um animal ferido. Uma das minhas leituras favoritas da vida inteira.
CÍRCULOS NÃO SÃO INFINITOS
⭐⭐⭐⭐
Em Círculos não são infinitos, conhecemos um casal à beira do divórcio. Maeve e o marido estão enfrentando uma fase difícil do relacionamento e a mulher, completamente viciada no trabalho, acaba encontrando um livro capaz de fazer com que ela viaje no tempo. A narrativa é fluída, sensível e até divertida em alguns momentos. Gostei de ter conhecido a história, mas estou certa de que mais algumas páginas viriam a calhar (o livro contém apenas 103), pois em vários momentos a narrativa fica corrida e, com isso, um tanto superficial. A própria proposta religiosa, pois se trata de uma ficção cristã, acaba tendo um desfecho rápido demais.
A EMPREGADA
⭐⭐
Uma das piores experiências literárias dos últimos meses. Em A Empregada fica claro como a Freida McFadden segue uma receita pronta para vender. A falta de originalidade me incomodou de cara, com clichês e cenas que arremete a mais uma dezena de best-sellers. A escrita da autora também não me agradou, pois parece duvidar da inteligência do leitor, repetindo ou explicando acontecimentos óbvios. Para finalizar, acredito que o ponto mais fraco seja o enredo preguiçoso, cheio de furos e com conveniências espalhadas pela história como vírgulas em uma frase. A proposta de suspense me pareceu cômica de tão fraca, previsível em quase 100% das vezes, e o romance, que claramente está ali para cumprir a função de estimulante sexual literário, não me convenceu ou agradou. Uma leitura concluída apenas para permitir-me o direito da crítica e que só levantou uma reflexão: devo mesmo sacrificar tempo lendo um livro ruim?
O DESAPARECIMENTO DE STEPHANIE MAILER
⭐⭐⭐⭐
Um suspense investigativo muito bem construído. O Desaparecimento de Stephanie Mailer mostra como o Joël Dicker é um escritor habilidoso em trabalhar com uma trama repleta de personagens e histórias complexas que se encontram e complementam. O livro propõe um mistério que se mostra a cada momento mais impossível de ser descoberto e o leitor, juntamente com os policiais, tentam desvendar e nomear o culpando, criando teorias que podem (ou não) fazer algum sentido. É um ótimo livro de mistério, mas é só isso que ele propõe: um entretenimento investigativo. Não há nenhum apelo filosófico, introspectivo ou reflexivo por trás das páginas, apenas uma sucessão de acontecimentos caóticos que coincidem em várias tragédias.
O QUE O RIO SABE
⭐⭐⭐⭐❤️
Não é 5 estrelas, mas é favoritado. O Que o Rio Sabe é uma romantasia histórica, que nos leva para o Egito do final do século XIX. A trama envolve magia, conspiração, traição, luto, assassinato e — por que não especificar? — crocodilo. Apesar de seguir uma ou outra fórmula clichê, o livro consegue ser autêntico e manter uma aura própria. O romance é gradual e bem construído, sendo eficiente em criar uma expectativa latente no leitor. O final é surpreende mas deixa várias questões em aberto, obrigando o leitor a esperar as próximas publicações da saga Segredos do Nilo para um desfecho. A saga consta com apenas um livro publicado em português. Mal posso esperar para ler os próximos.
ASSISTENTE DO VILÃO
Livro sem classificação, pois foi abandonado. Não julguei que valia a pena despender tanto tempo para ler um livro que parece ter saído do devaneio de uma criança que assistiu muito aos filmes do Shrek. Do que li (cerca de 40%), posso dizer que o livro é divertido, contendo cenas capazes de despertar boas gargalhadas, mas extremamente infantil. E estaria tudo bem se o livro permanecesse com essa proposta infantojuvenil, não fosse pelo frequente apelo sexual entre a protagonista e o "vilão". Fato que me fez pensar que o público-alvo não era crianças, mas jovens adultos. Então o que dizer de um livro adulto demais para crianças e infantil demais para adultos? Nada, pois não me dei o trabalho de terminar.
Esses foram os livros que li em janeiro de 2025. Espero que algum deles tenha te despertado o interesse. Sinta-se à vontade para comentar este post com suas opiniões sobre os mesmos. Abaixo, enumerei um top list com a ordem das leituras que mais gostei, focando unicamente na minha experiência e gosto pessoal.
TOP LIST:
1 - O Fantasma da Ópera.
2 - Dom Casmurro.
3 - O que o Rio Sabe.
4 - Círculos não são infinitos.
5 - O Desaparecimento de Stephanie Mailer.
Não gostei: A Empregada.
Abandonado: Assistente do Vilão.
Comments