top of page
Foto do escritorHellen Rosa

A coragem de falar

Palavras não são a única forma de comunicação no pragmatismo do dia-a-dia, embora se façam estritamente necessárias. Crescemos ouvimos máximas de como palavras ditas se assemelham a flechas lançadas e, talvez por isso, acreditamos que amadurecimento é sinônimo de silêncio e recato; e que tolos são os que falam demais.


Na inconsciente busca de sermos validados e desassociados da infância, ponderamos as palavras ditas como se houvesse um valor em ouro a pagar por elas. Com isso, a habilidade de usá-las positivamente se enferruja por pura falta de uso. E as palavras mais perigosas — ou mais valiosas — tornam-se difíceis demais de serem articuladas: um "eu te amo" da boca de um pai, um "me desculpe" da boca de um amigo ou um "eu errei", que tememos que saia da nossa.


As palavras guardadas se perdem em confissões não feitas, disputas de ego, vitimismo cego e vergonha. Mágoas mal resolvidas que acabam envenenando nossos corações e tornando suas terras inférteis. E ainda assim, viver na mais pura infelicidade é mais fácil que sentar diante de alguém e pronunciar as palavras proibidas; revelando, com elas, quem verdadeiramente somos. Não temos coragem de despir a máscara social e mostrar-nos inseguros, feios, imperfeitos, totalmente vulneráveis a julgamentos e rejeições.


Até que, enfim, aparece alguém que fala em alto e bom som, abalando a estruta das paredes que construímos porque nos disseram que tinha que ser assim. E é assustador — assombroso — ver diante dos olhos uma pessoa sem barreiras, se expondo de maneira simples e sincera, e perceber que os defeitos dela são iguaizinhos aos nossos. Observar que ao usar as palavras sem medo ela não se fez fraca, mas forte; nem perigosamente exposta, mas acessível, tangível e real. Humana.


Só então dou-me conta de algo que os tolos já sabem: que as palavras precisam ser usadas, porque não há nada genuinamente mais bonito que ver alguém de verdade.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Amor entre os espaços

A migração de homens para longe de suas casas seguindo empregos, oportunidades de crescimento ou guerras é historicamente comum. Com a...

Comments


bottom of page